Como fazer limpeza e manutenção em pingentes de prata da Topázio Joias

Pingente Coqueiro Pequeno

O primeiro passo é esquecer aquela imagem de um porta-joias repleto de peças, umas sobre as outras.

Elas devem ser acondicionadas uma a uma – ou em caixas adequadas para joias, embrulhadas em papel de seda ou então em saquinhos de plástico bem fechados, evitando a entrada de ar.

Isso vai conservar o brilho das peças.

Com as joias de prata pode acontecer uma mudança de cor com o decorrer do tempo. Este fenômeno é chamado de oxidação (escurecimento da joia).

Relógios, Relógios Femininos, Relógios Infantis, Relógios Masculinos, Prata, Alianças de Prata, Brincos Miniatura, Correntes, Gargantilhas, Pingentes, Pingentes de Pedra, Pingentes Religiosos, Semi Joias Miniatura, Anéis Femininos, Anéis de Falange, Brincos, Brincos de Argola, Brincos Infantis, Conjuntos, Gargantilhas Miniatura, Semi Joias, Pingentes, Pingentes Religiosos, Pulseiras Femininas Miniatura, Terços e Escapulários,

Felizmente trata-se apenas de uma camada externa e não afeta a sua qualidade, podendo ocorrer até mesmo com joias que ficam nas vitrines, sem nunca terem sido usadas.

Isso ocorre porque durante o processo de produção a prata recebe outros componentes que chamamos de liga, que é utilizada para dar solidez à prata.

Evite contato com produtos químicos como perfumes, cosméticos, cloro de piscina e produtos de limpeza.

Como Limpar uma Joia de Prata

Primeiramente veja se a peça a ser limpa está protegida por verniz. Se sim, limpe-a com uma flanela macia, seca e sem nenhum abrasivo.

Não havendo verniz, deve-se limpá-la com um polidor de metais do tipo Silvo ou Brasso.

Aplica-se uma fina camada, fricciona-se um pouco e, depois de seco, retira-se o produto com uma flanela extra macia.

Quando existem apenas manchas suaves uma flanela macia e seca as remove.

Uma solução caseira para dar brilho à prata escurecida é esfrega-la com pasta de dente. Quando tiver brilho, lave com água morna e seque com pano macio.

Outra forma simples para limpar prata é combinar aproximadamente um litro de água, em temperatura ambiente, com três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e três colheres de sopa de sal em uma tigela.

Adicionamos um pedacinho de papel alumínio e imergimos a prata nesta solução. A prata vai brilhar de novo.

Não tente dar brilho em sua bijuteria utilizando esponjas de aço ou qualquer tipo de abrasivo como polidores, pasta de dentes, etc.

O ideal é usar uma flanela apropriada para joias.

Existem disponíveis no mercado pastas e líquidos para limpeza de metais. A peça irá clarear na hora, mas tornará a escurecer com maior facilidade devido a oleosidade do produto.

Para limpeza utilize uma solução de água, uma escovinha bem macia para não riscar sua joia e sabão de coco líquido ou em barra, enxágue e seque com pano macio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar
Precisa de ajuda?